segunda-feira, 23 de maio de 2011

11 comentários:

  1. 1R-Os saberes necessários à formação não só dos professores mas também dos gestores e outros membrs da escola para que se desenvolva no ambiente escolar uma gestão democrática humanitária.

    2R- o planejamento é um fator importante para o desenvolvimento de um trabalho que possua um objetivo a ser alcançado levando em consideração o contexto social do aluno e o espaço escolar onde o mesmo está inserido, proporcionando meios para que se desenvolva como cidadão crítico, técnico, político e humano.

    3R- "Não se pode esperar do diretor a solução de todos os probelmas da escola, porém, é possível que ele atue como mediador [...](FREIRE. 2000, P.101).
    - O diretor não deve ser o centralizador das decisões e nem saber de todos os conteúdos existentes nos processos ensino e aprendizagem, porém, deve conhecer o suficiente para que possa decidir com autonimia que beneficiará a todos.

    "Muitos desafios ainda são postos para se efetivar de fato a administrção democrática, pautada nos princípios freirianos.(FREIRE. 2000, P.103).
    - É necessário que os profissionais da educação se motivem e tenham esperança e lutem por uma escola democrática e emancipadora.

    4R- as situações de conflito ao mesmo tempo que desconstrói, para que possa construir, partindo do erro podemos pensar e analisar formas de acertos.
    É muito comum que a realidade do cotidiano e exigências diversas afastam-no daquilo que tinha em princípio como propósitos. (FREIRE. 2000, P. 37).

    EUCILENE DOS SANTOS LIMA
    8° PERÍODO
    PEDAGOGIA-FACIMP

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  2. 01 A história do livro gira em torno de uma questão fundamental para a docência, diz respeito à influência que o capitalismo provoca no sistema educacional, Assim, faz-se necessário uma proposta educacional que tenha em vista a qualidade de formação para todos os estudantes, considerando os interesses e motivações dos alunos e garantin02“A aprendizagem é a nossa própria vida, desde a juventude até a velhice, de fato quase até a morte, ninguém passa diz horas sem aprender. pg47”

    A aprendizagem é uma das formas significativas de ganhar algo.nós seres humanos precisamos sim de aprender e de se ter um bom desenvolvimento além do capital,aprender não somente para mostrar que sabemos mais sim ter uma aprendizagem dentro de se mesmo dentro do nosso interior a sabedoria de saber repassar para frente para outras pessoas que também precisa saber do conhecimento.Nós seres humanos independente de professores ou não já nascemos com uma bagagem que carregamos ao longo da vida ou seja aprendizagem depende de cada um querer e procura pois o professor é apenas um mediador.

    ‘Na medida em que tivemos êxito em educar profundamente nosso povo no espírito do internacionalismo e da solidariedade,tornando consciente dos problemas do nosso mundo de hoje,no mesmo grau seremos capazes de confiar que nosso povo cumprirá suas obrigações.É impossível falar de solidariedade entre os membros de povo se a solidariedade não for criada simultaneamente entre os povos.pg106”

    A educação creio que é umas das dispensas que mais tem crescido nas famílias.Existem também a desigualdade entre o pobre e o ricos todos nos sabemos que as escolas particulares tem mais prioridade deferente das escolas públicas.E com isso a globalização vem trazendo modelo de influência educacional pois as crianças já vem para sala de aula com o conceito capitalista ou seja os pais ensina para seus filhos que o mundo vivem dirigido pelo dinheiro.





    03E importante que a educação proporcione aos alunos uma aprendizagem que dê condições de mudanças e não que seja voltada somente para os interesses políticos.pode se dizer que a educação e o capitalismo estão juntos e o ato de educar estar diretamente ligado ao setor financeiro de cada educando ou educador.
    do as aprendizagens essenciais para a formação de indivíduos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem. Acredito que isso é pura demagogia, pois a sociedade atual, embora democrática é dominada por um sistema capitalista onde se valoriza apenas o bem de uma minoria e o que parece é que o governo não tem o interesse em desenvolver uma política educacional que garanta uma transformação social, de modo que essa democracia realmente seja praticada e respeitada por todos, inclusive pela elite. e as escolas vêm sofrendo a cada ano uma massificação e uma pressão por parte do sistema que corrói seus interiores e nossa sociedade. jeusilene de jesus da silva

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  3. Querida Jeusilene, muito boa as suas colocações. No entanto vale ressaltar que o exercício da Pedagogia nos convida a mudanças no cenário da educação quando esse não se apresenta de maneira a atender as necessidades vigentes. Percebe-se que, desde os momentos mais remotos da história da educação no nosso país, houve a busca insessante de incutir em todos os brasileiros a idéia de que "é esse o modelo de educação que nós temos, sempre foi e sempre será". Diante disso,o exercício da pedagogia nos convida a mudanças significativas, um fazer educacional com o objetivo de transformar e consequentemente crescer.
    Prof. Joselma

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  4. R1- A idéia principal, se traduz na administração escolar com responsabilidade e ação com diferentes experiências educativas, no desafio à inovação das práticas educativas nos diversos contextos históricos, adotando uma gestão democrática possibilitando a participação ativa dos sujeitos envolvidos como processo de construção para uma melhor contribuição, ao alcance de resultados positivos. R2- O PPP (Projeto Político Pedagógico) é um dos instrumentos do planejamento educacional, com tomadas de decisões. O PPP deve ser elaborado de acordo com a realidade da escola, que são os conjuntos dos seus currículos, os métodos. O planejamento dialógico deve ser consciente, participativo para que seja uma educação na perspectiva crítica progressista, estimulando o favorecimento na própria prática educativa. R3-(1ª citação) “Para Paulo Freire (p.98), estar envolvido numa dinâmica de estudos e reflexões e debates constantes, é fundamental para que o profissional tenha clareza dos seus objetivos e compromisso despertando para a realização de escolhas, tendo em vista um mundo mais inclusivo, no qual todos tenham as mesmas condições de desenvolvimento de conquistas”. Com base nesse pressuposto, cada profissional deverá estar sempre em constante transformação e renovo, em formação continuada, para melhor refletir sobre suas práticas educativas, favorecendo o interesse de todos através de uma prática pedagógica de inclusão, visando um desenvolvimento igual para todos. (2ª citação) Segundo o autor Paulo Freire, (1998, p. 25) “A escola, portanto, deve ser transformada em um espaço rico de possibilidades para auxiliar no desenvolvimento cognitivo, social e humano de seus atores escolares.” A escola com suas transformações necessárias adotando uma prática ou tendência pedagógica eficiente, tendo como sujeito mais importante do ensino e aprendizagem, que é o aluno, será sempre um dos espaços que contribuirá para o desenvolvimento social e cultural dos educandos. R4- A segunda variação, de acordo com Brunet (1992), refere-se ao processo organizacional, á maneira como as pessoas são administrativas com destaque para o estilo de liderança, a comunicação entre os pares e a capacidade de resolver conflitos. Entende-se, portanto, que a política educacional resulta-se de um processo de tomada de decisões, a execução de ações, com liderança, diálogo para resolver transtornos, desavenças e conflitos. É preciso, estabelecer vínculos criando a pedagogia do afeto e da solidariedade, promovendo um trabalho coletivo com transparência. MARIA AIRTES ALMEIDA LIMA, 8ª PEDAGOGIA-FACIMP

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  5. R1-A idéia principal se dá na busca de alternativas para a organização em seu interior, de um trabalho profundo. Entende-se que cabe a escola em particular, elaborar coletivamente sua própria metodologia de trabalho. R2- O Projeto Político Pedagógico (PPP) é, no entanto uma atividade de tomada de decisões em constante movimento, que exige um conhecimento aprofundado da realidade escolar. É necessário entender o PPP da escola, como um norte, abrindo horizontes ás possibilidades na caminhada do cotidiano. O processo de discussão na escola, porém não é neutro: revela contradições e discórdias, pois em cada fala, em cada posicionamento, encontram-se presentes concepções de cunho político e ideológico. R3- (1ª citação) (...) a universidade tem uma responsabilidade social a cumprir junto aos demais graus de ensino e uma contribuição fundamental a dar no que diz respeito à compreensão do conhecimento, às perspectivas de avanço nas diferentes dimensões do conhecimento bem como nas questões de formação dos profissionais que atuam nas redes de ensino (FREIRE, 2000, p.81). A contribuição dos educadores, das famílias dos alunos, dos sindicatos, da comunidade escolar e da universidade, é de grande relevância. Paulo Freire como Secretário de Educação, buscou apoio da universidade para um projeto de formação permanente junto às escolas municipais de São Paulo. (2ª citação) “Quando a gente diz, a luta continua, significa que não dá para parar o problema que a provoca aí está presente. É possível, é normal um desalento. O que não é possível, é que o desalento vire desencanto e passe a imobilizar. A expressão “a luta continua”, sublinha e continua histórica. Quando estamos na luta, sentimos o gosto de ver a utopia encamada o prazer, a alegria fabulosa de fazer a escola pública popular. A grande questão, ao avaliarmos nossas ações, é que não se faz o que se quer, mas o que se pode. Uma das condições fundamentais é tornar possível o que parece não ser possível. A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda não é possível. Isto faz parte da tarefa histórica de redesenhar e reconstruir o mundo”. (FREIRE, SME, 1992 b) Muitos desafios ainda são postos para se efetivar de fato a administração democrática, pautada nos princípios freireanos com o auxílio dos instrumentos, o diretor de escola terá condições de assumir uma postura mais ativa, mais dinâmica e muito mais significativa. R4-(...) bem cuidadas, zeladas, limpas, alegres, bonitas, cedo ou tarde a própria boniteza do espaço requer outra boniteza: a do ensino competente, a da alegria de aprender, a da imaginação criadora, tendo liberdade de exercitar-se, a da aventura de criar (FREIRE), 2000, p.23). A atuação do diretor de escola, é essencial para que se possa refletir sobre todas as questões de ordem estrutural, de maneira geral, proporcionando um ambiente fundamentado em valores e princípios. A beleza da escola é importante para que as pessoas sintam prazer em nela estar, em estudar e similares. Por isso, a limpeza e a conservação são importantes e devem ser cuidadas com responsabilidade, carinho e respeito por toda equipe escolar. MARIA LUZIA SILVA CHAVES, 8ª PEDAGOGIA-FACIMP

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  6. R1- O objetivo de Paulo Freire na administração escolar é mostrar uma proposta que possa contribuir com o trabalho a ser realizado na escola, incluindo a participação de toda a equipe. Segundo o autor, a administração escolar deve ser democrática e participativa, tanto no que se refere ao planejamento, quanto na execução do trabalho, educativo. Dessa forma todos têm o direito de participar da construção da escola que se almeja, refletindo, analisando para discutir os objetivos proposto. Portanto, acredita-se que a administração escolar, requer um envolvimento coletivo no trabalho pedagógico, buscando alternativas para a construção de uma escola democrática, consciente e crítica.
    R2- O Projeto Político Pedagógico, é um instrumento que possibilita a participação ativa de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional, para isso, é necessário que se supere a concepção de práticas isoladas. Dessa forma, cabe ao diretor como mediador desse processo, criar condições que possibilite a equipe escolar desenvolver um diálogo coletivamente favorável. Os atores envolvidos na construção do PPP devem conhecer profundamente a realidade escolar, conhecimento este adquirido através de estudos e reflexões, propondo uma organização que envolva educadores, pais e alunos.
    R3-(1ª CITAÇÃO) “Para que o diretor consiga estabelecer em sua escola, um clima favorável à formação permanente dos vários sujeitos que a compõem, é necessário, primeiramente, que ele não se descuide da sua própria formação, reconhecendo-se como educador e não apenas como administrador.” (LIMA, 2007, p.101) De acordo com a autora, um diretor comprometido com a sua área, compete a ele refletir constantemente sobre a sua prática adquirindo conhecimentos por meio da formação continuada, se atualizando e renovando as novas práticas educativas. (2ª CITAÇÃO) “A escola, local onde se ensina, precisa ser transformado, principalmente, num local onde se aprende, onde se fala, onde se ouve, onde se respeita, onde se ama; um local onde as singularidades, as diferenças, os confrontos e os afetos se misturam e se completam numa dinâmica de alternativas, esperanças e possibilidades.” (LIMA, 2007, P.103) O trabalho realizado na unidade escolar, necessita passar por transformações, começando pela administração, que deve deixar de ser centralizada, dando espaço para a emancipação democrática, baseada em princípios de respeito, dignidade, afeta e tornando-se acolhedor.
    R4- “O clima escolar deve ser um lugar estruturado, cuidado e valorizado de tal maneira que exprima a participação e responsabilidade de todos os envolvidos no processo educacional.” (LIMA, 2007, p.38) A escola tem que ser um ambiente organizado e harmonioso, para que favoreça uma boa aprendizagem e que todos cuidem bem desse espaço conservado, desde os professores e alunos, colaborando para se ter êxito. Para tanto o diretor tem papel importante, para possibilitar a reflexão sobre as questões que envolvam a estrutura da escola, propiciando assim um ambiente que cumpra objetivos e metas.
    TEREZINHA DE JESUS SOUSA ALMEIDA, 8ª PEDAGOGIA-FACIMP

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  7. R1-A idéia principal do livro fundamenta-se em uma análise da administração escolar sob a ótica do pensamento de Paulo Freire e, partindo dessa concepção, apontam indicativos e pressupostos que possam contribuir para a construção de uma proposta alternativa de trabalho a ser desenvolvida na organização escolar, e que considere a participação dos diferentes atores escolares como imprescindível.
    R2- Esse tema vem contribuir de forma significativa para a direção escolar, propondo tomadas de decisões e consciência de todo uma equipe escolar, objetivando uma viabilidade inerente a globalidade e a participação, pois fica claro e evidente que uma escola desorganizada e sem planejamento do PPP (Projeto Político Pedagógico), não tem condições mínimas de situar-se numa direção autônoma e participativa, vindo a acarretar situações propícias para as contradições, ações impróprias, desafeto e resultados negativos, permitindo que as divergências se transformem em incompatibilidade.
    R3-(1ª CITAÇÃO) “A prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer. (...) na formação permanente dos professores, o momento fundamental é da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. O próprio discurso teórico, necessário à reflexão crítica, tem de ser de tal modo concreto que quase se confunda com a prática” (FREIRE, 1998, p.43 e 44).
    O conceito de paradigma de formação envolve uma concepção de continuidade, de processo. Não significa dizer, que é a busca de algo pronto e acabado, mas sim algo em constante transformação, renovo e lapidação de saberes que põe à prova qualquer professor, que deve sempre estar se qualificando, com intuito de melhorar este quadro educacional, do nosso país (e do mundo) em especial. Mesmo o professor preparado para utilizar os seus saberes adquiridos, para a construção do conhecimento, é obrigado a questionar-se constantemente, pois frequentemente se vê diante de situações que geralmente não consegue dominar em sua totalidade.
    (2ª CITAÇÃO) (...) a universidade tem uma responsabilidade social a cumprir junto aos demais graus de ensino e uma contribuição fundamental a dar no que diz respeito à compreensão do conhecimento, às perspectivas de avanço nas diferentes dimensões do conhecimento bem como nas questões de formação dos profissionais que atuam nas redes de ensino (FREIRE, 2000, p.81). Esta parceria entre a escola e a universidade, é uma maneira de desenvolver projetos ligados de ambas as partes, tornando-se uma experiência significativa na área. Este convênio se descreve a um ciclo que executa a reflexão, depurando todas as características da formação do professor reflexivo no próprio ambiente escolar, contribuindo para a transformação da prática pedagógica. Esse elo vem traçar uma trajetória singular pela própria comunidade escolar devido às suas peculiaridades e dando oportunidades a reflexão de suas necessidades de aprofundamento.
    R4- (...) bem cuidadas, zeladas, limpas, alegres, bonitas, cedo ou tarde a própria boniteza do espaço requer outra boniteza: a do ensino competente, a da alegria de aprender, a da imaginação criadora, tendo liberdade de exercitar-se, a da aventura de criar (FREIRE), 2000, p.23). É de grande valia um ambiente escolar estar bem zelado e conservado, tornando o ensino prazeroso e estável. Infelizmente o que se retrata em nosso país, são escolas com desconforto, miséria, ausência de merenda escolar, cadeiras quebradas, mesas rabiscadas, ventiladores em desuso, paredes rachadas, quebradas e similares como atraso de alguns professores em sala de aula, e atraso salarial dos mesmos também, permitindo assim o avanço da evasão escolar.IOLANDA MELO DE ALMEIDA, 8ª PEDAGOGIA-FACIMP

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  8. 1.Este livro busca investigar a administração escolar,tomando como base os pressupostos de Freire,tendo em vista que administração deve desenvolver no contexto escolar ações educativas significativas tanto para a sociedade quanto para a comunidade em geral.Isso se dará através do rompimentos de paradigmas impostos pelas políticas neoliberais onde o diretor é a peça fundamental para que isso aconteça.
    2.O diretor tem em suas mãos um papel decisivo na educação,pois ele é o líder da administração escolar.
    O planejamento deve estar a frente de todas as ações escolares pois uma escola não pode caminhá sem objetivo,e o PPP é indispensável neste contexto.O diálogo precisa ser a ponte entre gestão e comunidade ,para que se trabalhe para a humanização da massa popular.
    Portanto o diretor precisa perceber o PPP como algo que vai muito além da sala de aula e sim que abrange a sociedade em geral.
    3.O ser humano aprende constantemente em todos os lugares como diz Paulo Freire"A formação nunca se efetiva,simplismente por mera acumulação de conteúdos,mas representa uma conquista que pode ser ampliada com o auxílio de vários segmentos".p.97-98.
    Com isso percebe-se que o conhecimento é algo contínuo,onde o professor deve embasar-se para buscar novas práticas,tornando suas aulas mais significativas.
    "Não se pode esperar do diretor a solução de todos os problemas da escola ,porém é possível que ele atue como mediador e criador de ambientes produtivos, que seja uma pessoa snsível, crítica e que tenha clareza da intencionalidade de seu trabalho" p. 101.
    Portanto Diretor precisa perceber a fromação continuada como necessária para que se desenvolva um bom trabalho no ambiente escolar, valorizando a capacidade de cada integrante deste ambiente, isto só é possivel quando se tem um diretor crítico, humanístico que sabe qual é o objetivo do seu trabalho dentro da escola.
    4. O ambiente esc9ola r precisa ser um lugar de motivação, aprendizado,e respeito pelo outro, isso se dará através de um dos fatores primordiais da gestão, o diálogo.
    Comno diz paulo Freire " A ação coletiva e solidaria na organização do trabalho escolar sempre foi imprescindivel, pois somos seres incompletos e inacabados, seres de relação, sem o outro não existimos". p.45.
    Por isso é exigido do diretor que suas habilidades vá muito além de técnicas e conhecimentos teóricos, ele precisa promover momentos de interação, reciprocidade de saberes, ou seja saiba trabalhar para humanizar, elevando assim a educação a formadora de cidadões críticos e atuantes.
    Acadêmica : Dayanne Cristina da Costa de Morais

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  9. 1ª) A obra de Mészáros é pautada com base em três teses, a de Paracelso, de José Martí e de Marx, assim traçando um ponto igual entre essas teses.
    Tendo por base essas tese e no que o próprio autor escreve a obra relata a situação capitalizadora em que a educação se encontra que a mesma é apenas uma mercadoria, colocando a sua linha de pensamento nas pessoas, ou seja, transmite uma idéia já formada para ser apenas reproduzida, iludidos, acham que são independentes e que tem suas próprias idéias, mal sabendo que foram guiados por uma força maior, o capital, a ter aquele tipo de pensamento.
    Mészáros ainda relata que para supera a ordem do capital não basta apenas negá-lo é preciso criar uma nova ordem social capaz de sustentar a si própria e também ter a aprendizagem e o conhecimento como únicas metas para uma real educação.

    2ª) “Certamente, muitas escolas podem causar um grande estrago, merecendo, portanto, totalmente, as severas críticas de Martí, que as chamou de formidáveis prisões” (p. 54).
    É importante o debate deste pequeno trecho pelo fato de o mesmo trazer à tona outras discussões.
    O que Mészáros quer passar aqui, é que muitas escolas em vês de ajudar na construção do conhecimento do indivíduo, elas o destroem, isso porque o capital é o sistema a ser guiado, e por tanto deve ser respeitado e obedecido, o que leva Martí a dizer que as escolas são prisões, já que exigem de seus alunos uma única forma de pensamento, e realmente são, até mesmo porque mais adiante no pensamento do autor, a nossa maior fonte de conhecimento vem de fora da escola, das experiências vividas, dos erros e acertos, pois estes sim permanecem em nós para sempre.

    “O conceito para além do capital é inteiramente concreto. Ele tem em vista a realização de uma ordem social metabólica que sustente concretamente a si própria” (p. 62).
    O modo com o qual a educação verdadeira tem de se libertar da ordem do capital é criar uma ordem social mais forte e que se sustente sozinha para assim se libertar das prisões capitalistas.

    3ª) O Brasil, assim como em vários países, a escola e a própria educação, são vistas e tidas como uma mera mercadoria, os alunos são apenas futura mão-de-obra e pagadores de impostos, e é por isso que a educação, ou o profissional dela, é bastante desvalorizada na sua real essência. O capital não quer formar pessoas críticas e sim meros reprodutores. Para esse quadro mudar, como diz o autor, seria preciso a educação se libertar por completo desse sistema capitalista e se tornar algo independente, o que , convenhamos, seria bastante difícil, já que moramos em um país regido por leis capitalistas. Mas sendo liberta, a educação seria vista com outros olhos, como algo comprometido apenas com a formação intelectual dos indivíduos e que os mesmos tenham ou criam a sua própria forma de pensamento de mundo, a educação assim, com certeza, seria e visaria tudo além do capital.

    Sueyde Raquel

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  10. RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO PROFESSORA JOSELMA
    ACADÊMICA: JARDILINA BRITO DA SILVA
    PERÍODO: 8° PERÍODO DE PEDAGOGIA

    1. A idéia principal de livro de Paulo Freire “Administração Escolar: a busca de um sentido” é despertar a sociedade para a importância de um trabalho pedagógico voltado para a construção de novos saberes e de um mundo mais justo e mais digno, como também a construção de um novo modelo de administração escolar onde o gestor é o líder, mas nunca o ditador do processo de construção do conhecimento.

    2. A construção do Projeto Político Pedagógico requer um modelo de gestão participativa e de troca de experiências. O fato de o gestor ser o articulador não significa que o (a) mesmo (a) seja um (a) ditador (a). o gestor de uma escola deve estar em constante interação com a comunidade para que possa administrar democraticamente a realidade sem desqualificar nem excluir ninguém do processo, já que a construção e execução do Projeto Político Pedagógico exige direcionamento técnico político e humano.

    3. “Concluir a formação inicial representa, apenas, uma das etapas de preparação profissional, que não pode ser interrompida. A continuidade dessa formação é uma exigência para que os profissionais da educação analisem de maneira crítica suas necessidades e dificuldades, criando alternativas possíveis para a superação de suas limitações, ansiedades e angústias e de possíveis lacunas resultantes do processo formativo.” (p. 97)
    “para concluir, eu diria que a formação permanente dos educadores é sustentada por três exigências básicas. A primeira trata dos princípios que devem nortear as ações na escola: a autonomia e a participação. A segunda reúne os saberes que precisam compor a formação profissional: o pedagógico, o técnico, o político e o afetivo. Finalmente, a compreensão de que a escola é o ambiente mais adequado para o desenvolvimento de um projeto de formação continuada dirigido à sua equipe.” (p.102)
    Estas citações vêm reforçar o que já se observa dentro dos ambientes escolares no que se refere a formação continuada.
    Observa-se que os funcionários que participam dessas formações são mais preparados pedagógica, afetiva e socialmente para trabalhar, tanto com os alunos quanto com toda a comunidade escolar.
    4. “o clima escolar é tão importante e tão necessário quanto ter boas perspectivas salariais, já que ele influencia no desenvolvimento da aprendizagem e no progresso pessoal, ou seja, interfere em todo o contexto escolar.” (p.44)
    Diante da citação acima se observa o quanto se faz necessário o desenvolvimento de um clima escolar prazeroso, de cumplicidade pedagógica e respeito mútuo para que se tenha uma escola de boa convivência e, consequentemente, flua um bom aprendizado, pois onde todos caminham em uma mesma direção e com o mesmo propósito as propostas e objetivos têm tudo para serem alcançados com êxito.

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  11. FACULDADE DE IMPERATRIZ FACIMP
    ACADÊMICA: MÁRCIA CARVALHO RODRIGUES
    RESPOSTAS
    1°) O livro “Paulo Freire e a administração escolar : a busca de um sentido” expõe o desejo de uma sociedade mais justa e um mundo melhor, como sendo alvos principais e fundamentais para uma educação melhor, bem como a utilização de novos métodos pedagógicos para se alcançar tais objetivos, no entanto, estes novos modelos devem ter intrínseco em si um modelo de gestão escolar diferenciado onde o gestor se coloque como auxiliar deste processo, onde este seja um norteador, e não o dono absoluto da verdade, aquele que determine todas as regras a serem seguidas, querendo o corpo de funcionários daquela instituição ou não, seja enfim, um gestor que saiba liderar uma equipe pedagógica em direção a uma nova visão do ensino.
    2°) O Projeto Político Pedagógico deve ter a CONTRIBUIÇÃO do diretor como mediador dos debates que resultarão em um produto final de qualidade – O PPP. A realização desses debates deve acontecer de forma democrática, respeitando sempre a opinião dos docentes e discentes, bem como de toda a comunidade escolar como um todo. A valorização do outro enquanto ser participante deste processo deve permear todos os trabalhos de construção deste Projeto um sem que haja a desqualificação das experiências pedagógicas dos seres envolvidos nestas questões.
    3°)” Essa formação depende muito do esforço e do trabalho de cada um, pois, segundo o autor, o educador é o sujeito de sua prática e sua tarefa é formar-se a si próprio, criando e recriando, através da reflexão, sua ação cotidiana.” (p.98)
    “... mudanças no comportamento das pessoas que estão envolvidas no processo educativo, para que elas compreendam que ‘embora diferentes entre si, quem se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado’(FREIRE, 1998, p.25).” (p.99)
    As citações acima vêm reafirmar a necessidade que o educador tem de estar sempre se aperfeiçoando, pois a educação é um processo dialético, ou seja, incessante, tenda em vista que o mundo e a sociedade se transformam a cada dia e o educador deve acompanhar esse processo, pois na atualidade o educador também deve ser um exímio aprendente, visto que o educando também pode ensinar o educador e, com essas trocas de saberes, o processo de ensino aprendizagem torna-se mais prazeroso, dinâmico. Este constante dinamismo no processo de ensinar e aprender justifica a necessidade da formação continuada.
    4°) “Em qualquer instância, para administrar com o coletivo e não para o coletivo, é necessário ter transparência em todas as ações, investindo constantemente na convivência respeitosa entre os vários sujeitos envolvidos no processo educacional.” (p.41)
    O gestor deve estar aprendendo todos os dias, deve, cotidianamente derrubar conceitos pré estabelecidos e saberes que se fizerem inválidos, deve está cada dia aprendendo e desaprendendo, para que possa está administrando a escola em conjunto com os demais membros da mesma, e não gerenciando sobre estes, pois a administração feita em conjunto, é, sem sombra de dúvida a melhor

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